Histórico
INTRODUÇÃO
O Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) tem a transversalidade e a interdisciplinaridade em sua política educacional. A UNIFESP também está engajada ativamente na promoção e implementação dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O próprio Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNIFESP está alinhado com as Metas e Estratégias do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014) - documento norteador das políticas de educação nacionais no decênio 2014-2024. E, do ponto de vista global, com a Agenda 2030, através dos 17 ODS.
Localizado dentro do Parque Tecnológico de São José dos Campos, o ICT é um polo de inovação do Estado de São Paulo, e conta atualmente com uma unidade Embrapii (Centro de Inovação em Materiais da UNIFESP, CIM-UNIFESP). O ICT-UNIFESP, através dos cursos de graduação, projetos e programas de pós-graduação e de extensão, une educação e ciência de qualidade internacional à vocação inovadora e tecnológica da cidade. Faz isso com o objetivo de formar cidadãos éticos e críticos, capazes de interagir com setores governamentais, produtivos e a sociedade em geral para que, com conhecimento, habilidades, atitudes e valores, contribuam para o desenvolvimento de ações convergentes que favoreçam o desenvolvimento sócio-político-econômico-ambiental-cultural da comunidade e o estabelecimento de uma sociedade igualitária, próspera e sustentável. Por essa razão, o ICT se preocupa com o desenvolvimento do raciocínio científico como um pilar dessa construção social, que tem sido também objeto de interesse no meio educacional, principalmente quando se discute a formação de cidadãos críticos e conscientes, tecnicamente preparados para o mercado de trabalho com valores que os coloquem no patamar de cidadãos globais.
Desde o início da participação do ICT na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em 2016, nota-se que os temas propostos privilegiam estudos interdisciplinares e provocam reflexões sobre o cotidiano, inserindo a ciência em diferentes dimensões sociais. A Universidade, como centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, atua como facilitadora de uma discussão dessa amplitude e complexidade, cumprindo sua função social na produção e popularização do conhecimento científico e tecnológico.
Em 2021, o ICT- UNIFESP passou a preparar um mês inteiro de atividades, online e ou presenciais, de forma aberta e gratuita com ações relacionados à pesquisa e extensão de acordo com os temas propostos pela SNCT tendo, em 2022, incluído o Mês de Ciência, Tecnologia e Inovação, “Mês da CT&I”, no Regimento de sua Câmara de Extensão e Cultura (CaEC-ICT) com a competência de realizá-lo anualmente. E, em 2023, institucionalizado as ações da SNCT de forma colaborativa com outros campi da UNIFESP.
Logo, o ICT conta com diversos programas e projetos de extensão que já realizam atividades extramuros de forma permanente e cuja culminância se dá no Mês da CT&I, com destaque à SNCT.
Nas três chamadas em que participou, o Mês contou com o apoio financeiro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
2023
A Edição de 2023 tem como coordenadora a Profa. Dra. Thaína A. Azevedo Tosta e Vice-Coordenador o Prof. Dr. Edson G. R. Fernandes. Sendo este, coordenador das ações integradas intercampi, contando com atividades voltadas à SNCT em diferentes campi da UNIFESP (Baixada Santista, Diadema, São José dos Campos e São Paulo). Com a participação de todos os campi da UNIFESP, as ações buscam fortalecer a integração entre as diferentes áreas do conhecimento e incentivar a colaboração multidisciplinar. Além disso, pretende-se fomentar o engajamento da comunidade acadêmica na promoção da ciência básica e do desenvolvimento sustentável, estimulando a conscientização sobre o impacto das pesquisas científicas na resolução dos desafios socioambientais e manter a qualidade de nosso Ensino, Pesquisa e Extensão.
Por exemplo, de acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC), a UNIFESP atingiu a nota máxima (5) nas últimas oito avaliações do Ministério da Educação. Foi considerada, pela segunda vez, a melhor universidade federal da America Latina e Caribe, segundo o Latin American University Ranking 2023, da Times Higher Education (THE). No Center for World University Ranking (CWUR, 2019-2020) a UNIFESP ficou na posição 544, sendo que este ranking contemplou 2.000 universidades, se consolidando como a quarta universidade federal e a sétima no Brasil. No QS World University Rankings, a UNIFESP se estabelece como a 28° da América Latina e como a quinta melhor universidade federal do Brasil (2023).
O tema escolhido para a 20° SNCT foi “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, possuindo forte aderência com nossa filosofia e política educacional.
2022
A Edição de 2022 teve como coordenadora a Profa. Dra. Denise Stringhini e Vice-Coordenadora a Profa. Dra. Thaína A. Azevedo Tosta. Em homenagem aos 200 anos da Declaração da Independência do Brasil, o tema de 2022 foi “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”. O evento aconteceu do dia 03 ao dia 31 de outubro. Foram 35 ações com palestras, oficinas, workshops e mesas redondas realizadas presencial e online, distribuídas entre os Programas de Extensão e Pesquisa do ICT (PEPICTs). Convidados externos totalizaram 49 pessoas e 32 pessoas do ICT contabilizaram os convidados internos. Em novembro de 2022, a quantidade de visualizações das ações online somaram 2.499, com potencial de crescimento ao longo do tempo. A realização do evento contou com diversos voluntários, com destaque às participações do(as) discentes: Julia Yumi Takahashi Sant'ana, Ludmila Pinhal Martinez, Tatiana Fritzen Alves e Jhonatan Hiroo Eguchi, essenciais para a organização de todas as ações.
2021
A edição de A Edição de 2021 teve como coordenadora a Profa. Dra. Luciane Portas Capelo. O tema de 2021 foi “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”.